Prós e Contras de Contratar uma Empresa de Intercâmbio

Hoje damos início a uma série de postagens mensais que vão tratar de intercâmbio, esclarecendo dúvidas, dando dicas e muito mais! O primeiro tópico vai ser a respeito dos Prós e Contras de se contratar uma empresa de intercâmbio, com relatos de alguns de nossos professores que já utilizaram o serviço.

 

Todo mundo sonha ou já sonhou com um intercâmbio ou até mesmo com uma viagem internacional, seja pra estudar, trabalhar, experienciar algo novo, ou para passeio, mas a dúvida mais comum entre os aspirantes a viajantes é se vale a pena recorrer a uma agência de viagens/intercâmbio.

 

Vale a pena contratar?

Muito se confunde sobre o que faz uma empresa dessas, e também se ignora a importância desse serviço. É importante esclarecer que a agência vai ser um facilitador no seu intercâmbio e ser responsável por te conectar à escola, ao alojamento, despachantes, consulados e similares, e é ai que mora a dúvida, será que é válido pagar uma taxa em dólar somente por um “facilitador”?

 

Prós de contratar uma empresa

Começando com um relato positivo, no meu intercâmbio (falaremos mais sobre ele em outra postagem) contratei a empresa HEY (nome fictício), desde o início, o maior diferencial foi o atendimento e a atenção, até porque os preços não costumam variar muito de agência para agência.

Na primeira visita conheci os destinos, as opções de intercâmbio e as escolas, assim já saí com um orçamento pronto para a viagem. Desse valor, a HEY seria responsável apenas por uma taxa administrativa de aproximadamente US$200, o que pode ser determinante para muita gente na não contratação de uma agência.

Logo que contratada, a HEY fez todo o processo de contato com a escola, acomodação, seguro viagem, Travel Money (cartão de viagem), despachante e consulado, assim, não tive dificuldade com nenhum processo da viagem. Além do auxílio e suporte aqui no Brasil, enquanto estava fora tive um suporte excepcional, me ajudando a evitar e até sair de alguns sufocos que passamos no exterior. No meu caso, a HEY foi parte essencial para que a viagem fosse inesquecível e que eu pudesse evitar a maior parte das dificuldades dos processos, e tudo isso se tornou infinitamente maior do que os 200 dólares de taxa administrativa que costuma assustar as pessoas.

Por outro lado, conheço outra pessoa que não teve uma experiência positiva. Segue o relato abaixo.

 

Contras de contratar uma empresa

Eu contratei a agência através da internet, ela fica localizada em São Paulo e se chama BLA (nome fictício). Recebi um email com promoção para intercâmbio, entrei em contato e fechei o curso. Não tive qualquer auxílio para obtenção do visto nem de Travel Money. Não sei ao certo o valor pago pela taxa administrativa, pois estava embutido no pacote.

A meu ver, não vale a pena contratar uma agência, pois não tive o suporte que esperava ter. Eu poderia ter entrado em contato diretamente com a escola onde estudei, pois eles cuidariam de acomodação e traslado dentro do país, além disso, a passagem aérea poderia também ter sido comprada a parte, eu vi diversas promoções online e acabei pagando um preço bem acima do que havia previsto. Tive várias escalas e na volta fiquei cerca de 36 horas viajando.

Tive diversos problemas antes da viagem, pois meu visto foi negado duas vezes e com isso precisei alterar o destino da viagem, não tive qualquer suporte referente a isso, eles apenas me deram as opções de países que não precisaria de visto e qual seria a diferença a ser paga. Obviamente o valor seria mais caro para qualquer outro destino, apesar disso teria menos horas de curso.

 

Conclusão

Para finalizar, gostaria de sugerir que você pesquise bastante antes de decidir. Converse nas agências, veja o que elas oferecem e o preço cobrado pelo serviço. Talvez valha a pena, talvez não, vai depender de diversos fatores, mas o principal ponto é: pesquise.

 

Redes Sociais

Siga a gente na nossa Página do Facebook e no Instagram para ficar por dentro dessa e de outras atividades. Nós estamos diariamente te lembrando dos eventos que acontecem na escola. Descubra o melhor que temos a oferecer.

Deixe uma resposta